quinta-feira, 25 de março de 2010

Why teaching is such an important calling




Numa sociedade cada vez mais tecnológica, com uma maior utilização dos computadores, Internet e quadros digitais, a pergunta que se coloca é: Será que todo o método de ensinar também está a sofrer uma mudança?

Temos que ter em conta que as crianças quando entram na primária, já enviam sms's, têm hi5 ou facebook e plantam na sua quinta do farmville. Todos os dias são bombardeados com muita informação e é a própria educação "lá de casa" e "fora" que os ajuda a filtrar e a moldar a personalidade de cada um.

A educação (tanto na escola como em casa) deve ser levada mais a sério, pelos professores e pelos pais. Os pais, porque no pouco tempo que estão com os filhos devem tentar ensinar-lhes como obter a sua própria auto-motivação mesmo quando existe muito pessimismo presente, e os professores, que têm de os ensinar de maneira criativa. Porque é que os professores necessitam de reinventar a roda, cada vez que querem preparar uma aula?

A partilha do conhecimento é crucial nos dias em que vivemos. Porque é que as escolas (incluindo universidades) não criam o seu próprio repositório de conteúdo programático? Porque não partilham isso para o mundo? Porque não motivar os alunos também a contribuir?

O importante da educação não é a quantidade de conhecimento que tens, mas sim a capacidade de assimilar o conhecimento que precisas num determinado momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário