segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tudo são pretextos




Mais um jantar de Natal. Desta vez fui literalmente “intimado” por alguém que sabe como lidar com gémeos. Muito poucas pessoas terrestres têm esta capacidade….é que não há a mínima chance em dizer que não!
Saí tarde do emprego, numa 6ª feira onde realmente tudo, mas tudo parece acontecer. É já habitual isto suceder, como se as pessoas chegassem ao último dia útil da semana e se lembrassem de trabalhar!
Passei por casa, tomei um longo banho relaxante…imensa água por este lindo corpo abaixo! Pouco amigo ambiente eu sei, mas estava precisar depois de um terrível dia desgastante. Em cima da hora inicialmente marcada, vesti-me, e com uma garrafa de vinho do porto desci para o carro. Levo sempre qualquer coisa quando sou convidado para algo, mesmo não sendo necessário como era o caso! Ainda bem que a mala é grande, pois tem similaridades com carteiras de mulheres…tem lá de tudo, pois estas coisas vão acumulando!  Acredito que quando fizer uma limpeza, me vou recordar dos eventos associados aos objectos…funcionará como âncora certamente! Que giro vai ser.
Bem avancemos para o jantar. Eram 20:30h e eu à porta. Ninguém. Pensei: é tudo fanático por futebol e estão a ver jogar o Porto? Virão agora no intervalo? Será mesmo aqui? Foi cancelado? Bem…se o fosse, tinha boas companhias na mala do meu carro (eheh), e estava perto da foz de um rio que nessa noite parecia um lago…uma calmaria linda, linda.. as luzes espelhavam com uma nitidez impressionante nas suas águas. Com ou sem jantar, não deixaria de ter uma noite linda naquele local.
Alguém me ligou, e desta vez fui eu quem deu orientações para o destino! Chegaram as primeiras pessoas e entramos. Tudo vazio. Mesas postas e nós ali sentados em cima de um enorme subwoofer..cenário de fim de festa!
Tocavam as 21:30h…21:45h..a fome apertava a alguns de nós. Com cumplicidade eu e o Tiago fomos “entrando nas entradas”! Ele com mais fome do que eu, por isso incentivei-o a retirar algo da mesa. Não era mal educação certamente, perante as quase 2 horas de espera! Começaram a chegar as restantes pessoas convidadas e prontamente tomamos posição nas mesas. O anfitrião, ela ao lado direito dele, eu de seguida, a irmã e o Tiago logo ali. Alinhadinhos! Os restantes eram colegas de curso, amigos, primos e desconhecidos como eu…
Começamos as apresentações com o casal que estava à nosssa frente. Todos desinibidos como é sempre bom ver acontecer. O homem estava incrédulo ao olhar para as nossas figuras…ele repetiu diversas vezes “..de Sobrado isto? Não é possível…..não é possível... mas…mas….”. Pensava aquela criatura que de Sobrado não tinha sobrado mais nada quando retirou de lá a mulher!!!! Ahahah. E ela questionava “Sobrado de baixo ou de cima?!?!!” Ahahahah…que momento lindo.
Iniciou-se o jantar. A conversa estava boa e animada. O empregado que servia as bebidas com aspecto de zombi, ensonado e agastado, tentava com difculdade acertar com o vinho nos copos repararam? Eu tremia sempre que ele me vinha servir. Não quero pensar se gota de vinho caísse naquela minha camisa. Desviava por isso o copo para o lado da maninha!! Eu com esta, chegamos rapidamente à conclusão que nenhuma garrafa chegava cheia à nossa mesa….ai que terror! Estava explicado o comportamente daquele personagem…Ahhh e outro: o que nos recebeu (figura igualmente underground) era quem estava a colocar a música e quem sabe não estaria na cozinha antes a confecionar aquele jantar maravilhoso? Hummm…descuidou-se no molho apenas. Ou não pois todos sabemos que carne assada não espera 2 horas…lol
Conheci, entretanto, algumas figuras com quem partilhava aquele repasto. A mais sui generis foi um que gostava imenso de molho…não fosse ele encartado de chupador profissional (mais concretamente na vice-presidência do referido organismo)!
O jantar rapidamente se deu por encerrado, pois não me recordo de ver alguém a repetir!
Os primeiros a balançar ao som das músicas já adivinham quem foram…. sim esses, os gémeos, tão sincronos nos movimentos, olhares e sorrisos. Oscilando (por vezes de forma algo abrupta) entre anos 60, 70 e 80, a música encantava. Além de nós destacava-se um outro elemento, uma figura caricata, de sorriso simpático e de idade já avançada…num corpo a fazer lembrar o escritor Saramago!  Era careca, com óculos para algumas boas miopias. Dançava livremente ao som da música do passado e, pela felicidade que emanava, devia ter vivido belos momentos. Cada movimento seu jorrava de alegria, estampado no seu rosto um sorriso contagiante de felicidade!!! Vestia fato e gravata, mas com um ou dois números acima, como se saído de uma lipoaspiração naquele momento! Ainda bem que a pista estava aliviada, pois a forma liberta de pernas e braços com que dançava, exigia alguma área! Ainda tentei imitar..por momentos tive sucesso..e não desgostei de me libertar daquela forma pois fez-me lembrar da dança do último guerreiro de uma geração moicana (que vi no filme The Last of the Mohicans) ...divinal a dança do Sol... Após esse momento só recordo que abracei alguém especial….ou terei sonhado? Só sei que os movimentos eram únicos, com um sentimento tão intenso, o encaixe no meu corpo era perfeito..como se se tratasse da outra parte do meu molde! Gostava de passar o resto da vida assim.
Sabem, muitos jantares virão e muitas pessoas se conhecerão, mas poucas ficarão…pelo menos para mim tenho a certeza disso!
O grupo era animado.. mas poucos resistiram muito tempo. Apenas quem a alma comanda resiste, pois o corpo é fraco e quem nesse se sustenta..vacila muito rapidamente! Fui para casa e deitei-me na cama com as mãos atrás da cabeça..sabem naquela posição em que não estamos ali fisicamente. Nada dormi pois sonhei acordado. Regressei de manhã cedo e levantei-me. Fui por uma auto-estrada embalado ao som do CD da “catuta portuguesa”. Falhei a cidade para onde ia! Não tem problema, saí na cidade seguinte…que bom o sentimento que me transportava.
Sono? Cansaço?..nada disso. Não há espaço para eles em mim quando o meu ser está inundado por um sentimento desta natureza....


Ps: maninha, esse flavor a chocolate não me deixou qualquer sabor a chocolate! Ou é falsificado, ou necessita que acompanhamento de Oporto wine, ou...essa versão precisava de beijo para dissolver o chocolate? lol....


5 comentários:

  1. Já percebi o que faltava ao flavor... é que nem vinho: precisa de respirar. Verás da próxima vez que está muito mais apurado.
    Pensava eu que se fosse a estrear é que era mas afinal... é como quase tudo!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Memorável, sim!
    Boa onda e, para variar, quase encerramos a pista!
    Venham mais noites como esta, porque... tudo é um pretexto "to celebrate"!

    ResponderEliminar
  3. Isso...respirar, sentir e amar! Afinal o que é a vida além disso?
    Parace que vos conheço faz séculos... so let's celebrate our love!!!
    Beijinho "maninha".

    ResponderEliminar
  4. Cláudia, achei piada ao "se fosse a estrear é que era"... lolol

    ResponderEliminar
  5. Sabes Filipa, a Cláudia já devia saber que essas coisas... necessitam ser abertas com antecedência..respirar..ver a luz do dia! ahah
    Veremos então na próxima.
    Beijinho

    ResponderEliminar