domingo, 20 de dezembro de 2009

A magia de dar, ajudar e ensinar!


A festa terminou. Bolos, baguetes frescas com queijo e fiambre e imensa comida sobraram. Tudo tinha já o destino traçado: lixo. Não consegui ficar indiferente ao que estava a assistir, e consegui um saco cheio de baguetes mistas e imensos bolos! Peguei nos meus filhos e fomos para a baixa à procura de pessoas carenciadas...nada. Onde se abrigariam estes seres humanos em noites gélidas como esta? Achava importante dar aquela lição aos meus filhos. Fazer-lhes sentir e notar do sofrimento e fome que ainda muita gente passa... Fazer-lhes pensar nisto quando me dizem "não gosto" ou "não me apetece mais". Fazer-lhe pensar a não desperdiçar... e no muito que podemos fazer pelos outros...será que não ia conseguir? Vislumbrei ao longe um aglomerado de pessoas, nem todas com mau aspecto. E sim era ali, Estavam a distribuir sopa quente pelos sem-abrigo. Enfileirados fazendo lembrar cenário de refugiados!! Quando cheguei, os responsáveis mal queriam acreditar no que alguém estava a fazer...fiquei triste por tal acto ser assim raro. As baguetes era partidas em 3 e os bolos de arroz em 2, pois caso contrário não chegaria para todos! Os meus filhos dentro do carro a assistirem...em silêncio. Não seria necessária qualquer palavra naquele momento para eles assimilarem o que tinham de assimilar. Não foi mesmo, pois no dia seguinte, quando numa pastelaria, diante de uma montra infindável de pasteis e bolos, questionei o meu filho o que é que ele queria comer: "Qualquer coisa papá. Qual o mais barato?"

1 comentário:

  1. Que bela lição! Que gesto exemplar! Sabe tão bem ao coração partilhar :)
    Parabéns! Beijinho

    ResponderEliminar